terça-feira, 8 de novembro de 2011

Documentário PROCURA-SE

Cartaz de Matheus Araujo

O Museu de Arte de Belém realizou, em setembro de 2011, o documentário “Procura-se”. Nele os funcionários do Museu sairam às ruas da cidade de Belém a procura da mulher representada na obra “Mendiga” de Antonieta Santos Feio, de 1955.  Com o documentário, a Ação Educativa do MABE, procura discutir o diálogo que o acervo museológico, representante do passado, mantém com a sociedade contemporânea, visto que, não estamos em busca da mulher vista por Antonieta, mas sim, procurando problematizar o lugar que esta mulher ocupou no passado e ainda ocupa, nas ruas e na sociedade brasileira.   Acreditamos com isso, discutir a relevância do acervo museológico e sua atualidade para problematizar questões relevantes para sua comunidade. 

Assista o documentário aqui:


4 comentários:

  1. Muito bom! Que aula. A relação do passado com o presente ligados por uma imagem.

    ResponderExcluir
  2. A relação não só do passado e presente, mas também de toda uma historicidade em torno de um personagem marcante da exclusão da sociedade como padrão da época da Belle Époque. Assim à mendiga é só uma representação de muitos que foram excluídos do padrão imposto por uma elite que expulsava do centro de Belém quem não estivesse trajado adequadamente para frequentar tais espaços elitistas.

    ResponderExcluir
  3. Sou paraense e moro em Columbia, South Carolina - USA. Possuo um quadro do pintor FRAZAO, de 1955. Gostaria de doar para o Mabe.Alem dessa obra tenho varias do Emmanuel Nassar. Quando for a Belem ( sabe-se la, quando, pretendo levar aqueles mais faceis de transportar.Meu nome: Elielson de Sousa Messias.

    ResponderExcluir