sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Exposição Parallel Nippon



Exposição “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”

A Fundação Japão, Consulado Geral do Japão em Belém e o Museu de Arte de Belém abrirão a exposição “Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” no dia 30 de setembro, às 19h.
Tendo sido apresentada no Japão em 2006, a exposição já passou pelo Irã, Luxemburgo, França, Alemanha, Itália, Sudão, Argélia, México, Guatemala, Canadá e Colômbia. O evento é organizado pela Fundação Japão e tem cooperação do Instituto de Arquitetura do Japão.
A mostra itinerante é composta por 124 obras entre maquetes, fotografias e origamis arquitetônicos e chegou ao Brasil em abril passado, começando pela cidade de Porto Alegre e na seqüência, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Brasília. De Belém, onde permanece até 20 de outubro, segue para Manaus, São Paulo e Estados Unidos.
Com o objetivo de fazer um registro fiel da produção arquitetônica do Japão num período de 10 anos, durante o qual gerou novas formas de valor, através de aperfeiçoamento do design adaptado à evolução das exigências dos tempos, a mostra é dividida em quatro ciclos distintos: Cidade - o centro e a periferia, Vida - do nascimento ao funeral, Cultura - o meio ambiente, a informação e as artes, e o da Moradia - adaptação ou afastamento.
Durante a programação haverá a palestra proferida pelo Professor Dr. José Júlio Ferreira Lima com o tema “Arquitetura Japonesa atual: temas, programas e formas em paralelo”, no dia 05 de outubro (terça-feira), às 18h30, no mini-auditório do MABE, com capacidade para cinqüenta pessoas. Os participantes terão direito a certificado.

O Dr. José Júlio esteve no Japão como bolsista do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia daquele país, entre 1988 a 1991, quando concluiu o curso de mestrado em Arquitetura na Universidade de Fukui e neste ano esteve no país oriental à convite da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Ele faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Pará.


Visitação: 1º a 20 de outubro de 2010
Local: Museu de Arte de Belém, Praça Dom Pedro I, s/n, Cidade Velha
Ação Educativa: 3114-1028 / educativa.mabe@belem.pa.gov.br


Realização