quinta-feira, 10 de novembro de 2011

I Encontro de Contadores de História da Amazônia

Serviço:
Dias 01 e 02 de dezembro de 2011.
Inscrições: de 07 a 26 de novembro de 2011.
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves - Centur
Gerência da Biblioteca Pública Arthur Vianna - 4º andar - Patrícia e Evelin
Informações:  www.mocoham.blogspot.com
                    encoham@gmail.com



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Documentário PROCURA-SE

Cartaz de Matheus Araujo

O Museu de Arte de Belém realizou, em setembro de 2011, o documentário “Procura-se”. Nele os funcionários do Museu sairam às ruas da cidade de Belém a procura da mulher representada na obra “Mendiga” de Antonieta Santos Feio, de 1955.  Com o documentário, a Ação Educativa do MABE, procura discutir o diálogo que o acervo museológico, representante do passado, mantém com a sociedade contemporânea, visto que, não estamos em busca da mulher vista por Antonieta, mas sim, procurando problematizar o lugar que esta mulher ocupou no passado e ainda ocupa, nas ruas e na sociedade brasileira.   Acreditamos com isso, discutir a relevância do acervo museológico e sua atualidade para problematizar questões relevantes para sua comunidade. 

Assista o documentário aqui:


"Sementes da Mudança": A Carta da Terra e o Potencial Humano


A exposição “Sementes da Mudança” foi criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e pela Earth Charter International, sendo apresentada pela primeira vez na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, em 2002.
Organizada em torno dos 4 princípios gerais defendidos na CARTA DA TERRA (elaborada pela Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987):
  • 1) respeito e cuidado com a comunidade da vida;
  • 2) integridade ecológica;
  • 3) justiça social e econômica;
  • 4) democracia, não-violência e paz;
Foi traduzida para inglês, espanhol, chinês, italiano, francês e recebe agora sua versão em português.
Por meio de 30 painéis, a exposição apresenta: a situação mundial do meio ambiente; os conceitos de sustentabilidade; a Carta da Terra; a educação ambiental transformadora; propostas elaboradas pelo Dr. Daisaku Ikeda para as questões ambientais; apresentação de iniciativas locais, como as de Wangari Maathai que visa coibir o desmatamento em seu país, o Quênia; as de Rajendra Singh que construiu um johad (pequeno açude) para armazenar a água da chuva, no Rajastão, Índia, assolado pela seca; e as de Elizabeth Ramirez que ajudou a abrir centros educacionais nas comunidades rurais da Costa Rica, para a proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da mulher.
A Exposição conta ainda com uma ala brasileira, a extensão “AMBIÊNCIAS URBANAS: SUJEITOS E AMBIENTES EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO”, composta pela apresentação dos seguintes temas:
  • 1) apropriação do território brasileiro;
  • 2) modelo de desenvolvimento;
  • 3) formação do povo;
  • 4) relação entre a convivência de todos os seres vivos e o equilíbrio promovendo uma “nova revolução” dessa relação.
Durante a Exposição será exibido também o documentário “UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA”, projeto em conjunto da SOKA GAKKAI INTERNACIONAL (SGI), UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e CONSELHO DA TERRA. O documentário e os painéis da exposição foram incorporados no currículo educacional de 80% das escolas do Canadá, dentro do programa “Criando a Paz: Empreendendo Ações”.
Durante a Exposição será realizada também uma oficina de atividades denominada “TRILHA DA VIDA”, cujo objetivo é o de conscientizar crianças e adultos sobre o meio ambiente e os problemas ambientais. Ao percorrer a trilha com os olhos vendados e pés descalços, os participantes adquirem a experiência cognitiva de perceber o meio ambiente através dos sentidos do tato, audição, olfato e paladar. A experiência visa despertar valores e interesses e motivar as pessoas a participar da proteção do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.
  
Informações retiradas de BSGI

Serviço:
De 04 a 20 de Novembro
Loca: Museu de Arte de Belém - Sala Theodoro Braga
Palácio Antônio Lemos, Praça D. Pedro II, S/N.
Horários: De segunda a sexta-feira: das 10:00 às 18:00 hs.
               Sábado, domingo e feriado: das 9:00 às 13:00 hs.
Informações: (91) 3114 10 28
ENTRADA FRANCA